segunda-feira, 24 de setembro de 2012


Assim começou nosso encontro com a Santa Missa



Iniciamos o dia com a Santa Missa, que foi celebrada pelo Bispo da nossa Diocese, Dom Joaquim e, nosso diretor espiritual, Pe. Borges.

Dom Joaquim, em sua homilia, nos fez refletir mostrando que onde Deus se faz presente está a luz, o amor e a possibilidade de fazer os outros felizes. Essa presença é feita na Mesa da Palavra, onde firmamos nossa vida na rocha, e na mesa da Eucaristia, que Cristo se oferece para nos dar vida em plenitude.  Com a sua presença Ele vem incendiar nosso coração e nossa vida de amor e entusiasmo.

“Hoje Deus nos responde a três perguntas: Quem nós somos? Quem é Deus? Quem seremos se deixarmos Deus nos ajudar?

Quem nós somos? A  1ª leitura nos diz que podemos ser uma pessoa ímpia ou justo.
O ímpio aquele que só pensa em si mesmo, já o justo é aquele que faz o bem para os outros, que prática a justiça de Deus. Justiça que não elimina ninguém, mas que salva.
Já imaginou se Deus matasse todos aqueles que não “prestam”? Não sobraria ninguém porque todos nós pecamos de uma forma ou outra.

Quem é Deus?  Deus é nosso pai, ele nos Criou por amor para sermos felizes fazendo os outros felizes. Como bons filhos devemos  fazer bem ao nosso próximo, mesmo que muitas vezes sejamos perseguidos, a exemplo daquele que foi pregado em uma Cruz mesmo não pecando, mesmo sendo tão justo.

Muitas vezes sendo justos ou não seremos perseguidos. Mas então porque devo ser justo, se mesmo assim serei perseguido? Por que quando sou justo eu faço bem para os outros e para mim mesmo. Tenha a convicção que Deus te ama sendo bom ou ruim, esta é a convicção do Cristo.
Ser Cristão é ser Jesus para os outros, essa é a ação do Espírito Santo. Como podemos, então, fazer o bem para os outros? Renunciar todos os males deste mundo  a soberba, avareza, luxuria, inveja, gula, ira e a preguiça. Renunciando a esses males nosso coração será incendiado pelos e dons do Espírito santo: sabedoria, inteligência, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus.

Neste encontro Deus quer colocar essa luz em nós, tornando-nos pessoas melhores pela ação do Espírito Santo. Paremos para refletir como podemos ser filhos de Deus, que vive dentro para fora, fazendo o bem mesmo que não sejamos reconhecidos. Diante dessa reflexão possamos dizer a Deus: “Senhor, faça-se em mim segundo a tua Palavra.”.


Resumo da Homilia de Dom Joaquim, na missa de abertura do III Incendeia Juventude

Guarulhos, 23 de Setembro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário