quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Bote Fé Guarulhos


A passagem da Cruz da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e do ícone de Nossa Senhora por Guarulhos foi de intensa oração e união dos católicos. Os itens, que são de patrimônio do Vaticano, foram aclamados pelos diocesanos no evento Bote Fé, com missas, vigília, procissões e ofícios nos dias 23 e 24 de setembro.

A chegada da Cruz e do ícone emocionou mais de mil pessoas que acompanharam a procissão da igreja Nossa Senhora do Rosário, no Centro, até a Catedral de Guarulhos na noite do dia 23.Durante o trajeto pelas ruas houve cantos, choro e comunhão, como no coro comum: “Essa é a juventude de Cristo”. A Cruz e o ícone percorrerão o Brasil nos próximos dois anos até a JMJ do Rio de Janeiro. Guarulhos foi a segunda cidade do país a receber os objetos que são de patrimônio do Vaticano.

Na matriz aconteceu missa com cerca de 1,5 mil pessoas. No início da madrugada começou a vigília com participação de 400 jovens. Houve cantos, danças, teatro, adoração eucarística, testemunhos, orações e mantras em Taizé – espiritualidade ecumênica com grande difusão na Europa.

Na manhã de sábado houve ofício, missa e nova procissão de volta à igreja do Rosário. Os itens foram transportados em carreata até a Diocese de São Miguel Paulista com escolta da Guarda Civil Municipal. “Nós acreditamos que este evento é o maior compromisso na evangelização da juventude”, afirma o padre Giovanni Banchio, assessor do Setor Juventude da Diocese de Guarulhos.

A Cruz foi abençoada pelo então papa João Paulo II em 1984 e percorre as cidades dos países que abrigam as jornadas. O Bote Fé foi o lançamento oficial da preparação da diocese para a próxima JMJ no Rio de Janeiro. “Vamos levar o maior número de jovens possível para viver essa experiência”, diz Banchio.

Wellington Alves
Pascom da Diocese de Guarulhos - "Comunicação pela Paz"


Nenhum comentário:

Postar um comentário