sábado, 23 de abril de 2011

Triduo Pascal

Amados, a paz de Jesus Cristo esteja com todos!
Estamos vivendo em pleno Tríduo Pascal, três dias numa única e mesma celebração que concentra o mistério central da nossa fé e do querigma apostólico: a paixão, morte e ressurreição do Senhor

Na  quinta-feira santa celebramos a instituição da Eucaristia e do sacerdócio católico. Entramos na mística do serviço que o Senhor nos deixou como exemplo ao lavar os pés de seus discípulos. Em seguida vigiaremos, pois nessa mesma noite o Senhor é traído por Judas e preso, e inicia o seu julgamento injusto. 



Na sexta-feira nos encontramos todos às 15 horas para adorar a Santa Cruz, pois dela veio a salvação do mundo. Queremos beijar as santas chagas do Senhor, pois por meio delas nós somos curados. E ao olhar para o madeiro e vermos ali o crucificado, vemos também o horror dos nossos pecados e a gratuidade do perdão divino, por meio do sacrifício de Seu Filho. O único dia em que não há missa no mundo, pois paramos para contemplar o significado real da missa.

Mas nos encontraremos cheios de expectativa no dia seguinte no Sábado Santo, para já sentirmos em nós o fulgor daquele momento único, onde aquele túmulo frio e escuro, foi aquecido e iluminado pela glória do Ressuscitado, pois Ele Vive e Reina, ressuscita dentre os mortos, vence o pecado e a morte. Deixa o sepulcro vazio e os panos enrolados no chão, como sinais de que não adianta procurarmos entre os mortos aquele que está vivo!
Desejo ardentemente que todos os nossos jovens mergulhem no mistério da Paixão, morte e ressurreição do Senhor. Façam a experiência do lava-pés, da renovação do amor à eucaristia e aos sacerdotes, subam com Cristo ao Calvário e com ele sejam crucificados para o mundo. Desçam com Ele ao sepulcro sepultando o homem e a mulher velhos, para também com Ele ressuscitarmos para uma vida nova!    
Que esse domingo e os dias que seguem sejam o início de uma vida nova para cada um de nós!

Desejo uma Santa Páscoa a todos!

Fraternalmente,

Fernando Gomes
Coord. Estadual do Ministério Jovem da RCC-SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário